DEVANIR

DEVANIR

domingo, 6 de novembro de 2011

O que é Arte? O que é Música?

O tema Arte inclui um conjunto de conceitos e de problemas muito variado, os quais pertencem a uma configuração difícil de delimitar, pois existem sentidos classificativos e valorativos. Diante disso, ao se fazer um recorte temporal e analisar certas sociedades encontram-se seus respectivos significados nas representações artísticas.
Assim, Giulio Carlo Argan ao restringir as chamadas artes visuais, relata que:

Pode considerar-se obra de arte um complexo monumental a até uma cidade inteira, a podem considerar-se obras de arte em si mesmas as coisas que constituem aqueles conjuntos (edifícios religiosos a civis, públicos e privados; ruas, praças, parques; pontes, estátuas, fontanários, etc. (...) podem ser obras de arte um templo, um palácio, uma vivenda, uma fortaleza; um móvel ou um qualquer utensílio; um paramento sacro, um estandarte, um traje de cerimónia, uma armadura de parada ou de combate. (ARGAN, s/d, p.1)

Nesse sentido, Arte é tudo aquilo que se expressa, se vê, tem formas, etc. Ela tem significados diferentes em cada cultura e em diferentes épocas, ou seja, é tudo aquilo que representa e manifesta a expressão da criatividade da humanidade, porém se faz necessário que seja reconhecido pela coletividade. Em outras palavras, “As formas valem como significantes somente na medida em que uma consciência lhes colhe o significado: uma obra é uma obra de arte apenas na medida em que a consciência que a recebe a julga como tal”. (ARGAN, s/d, p. 2)
Diante disso, observa-se que no passado a “teoria da arte” ditava os conceitos de um padrão ideal a ser seguido pelos artistas para atingir a perfeição nas atividades artísticas. Na contemporaneidade, ARGAN (s/d, p. 2) relata que tais técnicas se inverteram, pois se aplicam a “um princípio estrutural comum, aproximando-se, assim, dos métodos do estruturalismo linguístico”, bem como, lhe é atribuído um valor de mercado.
No que respeita à música, essa arte vai além de combinar sons. Dessa forma, o conceito de música, superficialmente, pode ser compreendido a partir do momento em que se avaliam os mais diversos modos de vida ou culturais, dentro de uma determinada época. Assim, a música é a forma pela qual o compositor se expressa em uma dada sociedade.
Nesse contexto, a música na História da humanidade, exerceu um importante papel na consciência nacional, pois, como nos tempos da Ditadura Militar, contribuiu na formação de valores e hábitos imprescindíveis para o desenvolvimento do exercício da cidadania. Dessa forma, a música pode ser vista de diversas formas, depende do recorte temporal que o historiador irá analisar, bem como o contexto e valores que foram atribuídos.

Referências:

ARGAN, Giulio Carlo.  Preâmbulo ao Estudo da História da Arte. Disponível em: Arquivos da disciplina, AVA/NUTEAD, 2011.

PEREIRA, Marco Aurélio Monteiro. Tópicos temáticos em História, cotidiano, mentalidades, representações e vida material: Introdução à História da Música.  (Orgs) Marco Aurélio Monteiro Pereira e Melissa Pedroso da Silva Pereira. Ponta Grossa : UEPG/NUTEAD, 2011

Por: Devanir Vicentin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://www.youtube.com/watch?v=3CBaeh-wMmg